segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nos pés dos gregos!

Na grécia antiga, adultos e crianças andavam descalços em casa e quando saíam usavam sandálias de cabedal com muitas tiras.
Sandálias com polegares abertos eram o calçado apropriado para se usar dentro de casa. Havia muitos outros desenhos diferentes, do mais prático ao mais elegante. Sapatos, que envolviam o pé e cobriam os dedos, eram considerados apropriados para fora de casa. Quando visitando alguém, se retirava o sapato na porta e se deslizava para dentro as sandálias que eram carregadas pelos escravos. Há vários tipos de sapatos, e algumas versões de couro sobreviveram. Não havia diferenças dramáticas de gênero nos calçados (como os saltos altos que as mulheres usam hoje), embora os homens de classe mais alta pudessem usar sapatos mais distintos ou de cores características

Sapato grego: Já diferenciam o pé esquerdo do direito.




Réplicas de possíveis sapatos gregos:


Os calçados esportivos têm relação direta com as competições realizadas na Grécia, os Jogos Olímpicos da Antigüidade. Foi durante uma das competições, que alguns atletas se utilizaram de sandália feitas a partir de tiras de couro e obtiveram maiores êxitos do que outros que correiam descalços, pois até então, os grandes percursos e trajetos eram feitos descalços. Mais adiante, todos os competidores começaram a se utilizar destas sandálias e acabaram tornando-as comum entre a população.
As endromidas eram exclusivas aos gladiadores e aos atletas olímpicos. Os chinelos gregos eram de couro de antílope ou de tecido. Algumas botas femininas para o uso em interior eram verdadeiras obras de arte, e constituíam um privilégio das senhoras nobres.
Os gregos sempre preferiram cores claras , as senhoras optavam pelo branco, vermelho, amarelo ou verde enquanto que a linha masculina era usualmente vermelha. As tonalidades negras raramente eram empregadas.
O luxo também foi constante, sendo que ouro, prata, marfim e pedras preciosas constituíram adornos usuais empregados em profusão.

Os sapatos gregos influenciaram muito a moda dos sapatos nos dias atuais. Em 2009 muitas grifes apostaram nas famosas gladiadoras que fizeram as cabeças de muitas mulheres (e ainda fazem). Vejam algumas fotos dessa influencia #superestilosa grega!

Mais gladiadoras



E a novidade agora está no verão 2011 pois a grife AREZZO está lançando a sua mais nova coleção com influencias super GREGAS! Com a participação dos globais Mariana Ximenes, Maitê Proença e Reynaldo Gianecchini que aparecem em cenas de puro voyeurismo, quase em clima de ménage à trois. A campanha foi fotografada por Gui Paganini tem stylist de Alexandre Herchcovitch, confiram algumas fotos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário