Talvez nada no mundo da moda tenha mudado com tanta freqüência através dos séculos quanto o estilo dos cabelos. Desde a antigüidade, tanto homens quanto mulheres, têm demonstrado grande preocupação com a saúde e beleza dos cabelos.
Os salões de barbeiro, inicialmente utilizado apenas por homens, surgiram na Grécia Antiga. E pasmem, eles faziam mais ou menos o que hoje, nós mulheres adoramos fazer, quando vamos ao salão de beleza.. eram barbeados, faziam ondas nos cabelos, manicure, pedicure e recebiam massagens, enquanto conversavam sobre política, esportes e eventos sociais. Frenquentavam casas de barbearia e banho: filósofos, escritores, poetas e políticos!
Os cabelos da grande maioria da população grega,eram espessos, escuros e usados longos e ondulados. Já as madeixas loiras eram raras e admirados pelos gregos! Ambos os sexos tentavam descolorir seus cabelos com infusões de flores amarelas.
Os cidadãos prósperos ofereciam aos seus convidados os serviços dos seus barbeiros particulares. Como não existia secador e chapinha os cabelos e a barba eram ondulados com ferro quente! Muitas poções eram usadas para prevenir a queda dos cabelos e o seu embranquecimento. O estilo de cabelo mais popular entre os homens era curto, escovado para a frente e com ondas. Já as mulheres, usavam tanto soltos e ondulados, quanto em rabos-de-cavalos. A utilização de presilhas de metal e de fitas coloridas também eram bastante populares.
Diferentes penteados, com destaque para os cabelos encaracolados e arranjos feitos com ceras e loções eram muito comuns.
A pesquisa científica sobre cabelos começou quando a higiene pessoal se tornou um meio de prevenir o acúmulo de piolhos e sujeira, que ficavam escondidos sob as perucas, pós, perfumes e poções que vinham sendo usados pelo homem. No início do século apareceram os salões de beleza para mulheres, os quais não serviam apenas para cuidar dos cabelos, mas eram um ponto de encontro como as barbearias na Grécia Antiga (Aê mulhegada! hahaha).
Uma coisa é certa, seja por superstição, por costume, ou por vaidade, a verdade é que o ser humano sempre dispensou, e continua dispensando, grande atenção a essa parte do corpo. Hoje, porém, nós, homens e mulheres, podemos contar com um imenso arsenal para nos ajudar nessa tarefa. Compridos ou curtos, lisos, crespos ou ondulados, qualquer que seja a cor ou o seu estilo de cabelos, o importante é manter a saúde deles, a saúde da nossa pele.
Agora mais fotos de penteados com cabelos ondulados:
Agora mais fotos de penteados com cabelos ondulados:
E para terminar, vejam agora um vídeo #ótimoooh que vai ensinar vocês a fazerem um rabo-de-cavalo grego!
Ameeeeei!!! Adoro a Grécia e esses penteados lindos então, nem se fala!
ResponderExcluir